Casos sobem demais e prefeitura ainda nem iniciou montagem do Centro de Triagem
Exclusivo. Há quatro dias, o governo municipal anunciou, no Centro de Convenções de Ilhéus, o início de montagem do Centro de Triagem para atendimento a pacientes do Covid-19 que necessitem de maiores cuidados médicos. Correligionários chegaram a postar que a obra ia "de vento em popa". Mas até o momento nem um só prego foi batido no local. A obra não começou, apurou o Jornal Bahia Online. De acordo com a parceria firmada pelo governo da Bahia, caberia à Prefeitura de Ilhéus a montagem do projeto. O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, chegou a prever que, em uma semana (ou seja, entre os dias 11 e 12), a obra estaria concluída. Não ficará.
O centro de triagem será montado, prevendo o crescimento e agravamento nos casos positivos do Covid-19. A idéia da sua montagem partiu do secretário estadual Fábio Vilas Boas, depois que o Estado não oficializou o Hospital de Base de Itabuna como referência regional no tratamento da doença. É deste espaço provisório no Centro de Convenções que os pacientes serão encaminhados para hospitais conveniados e até para leitos das Unidades de Terapia Intensiva, caso necessário.
No local, por enquanto, apenas umas camas e uns equipamentos que chegaram na quinta-feira da semana passada, enviadas pelo Governo da Bahia. Nenhuma obra feita pelo município. As fotos que apresentamos nesta reportagem foram feitas hoje à tarde durante visita que a reportagem do JBO fez ao local.
É aquela espécie de obra que precisa estar pronta, mesmo que não seja necessária utilizá-la.
O Jornal Bahia Online tentou manter contato com o secretário Geraldo Magela. Enviou o questionamento pelo WhatsApp mas não obteve resposta até o momento. O site também questionou o secretário de Comunicação da Prefeitura, Airton de Carvalho, sobre quais os motivos do atraso nas obras. Logo que ele responderem, atualizaremos a matéria.